BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

domingo, 15 de junho de 2008

Constituição do Kosovo entra em vigor

Comunidade internacional irá supervisionar políticas de Justiça e controle da polícia.Kosovo declarou unilateralmente sua independência da Sérvia em 17 de fevereiro.

A nova Constituição do Kosovo entrou em vigor neste domingo (15), dando ao autoproclamado país poderes de Estado, mas deixando para a comunidade internacional a supervisão das políticas de Justiça, o controle da polícia e das fronteiras.

Kosovo declarou unilateralmente sua independência da Sérvia em 17 de fevereiro, e foi reconhecida por 43 países, entre eles os Estados Unidos e as principais potências européias.

Com a assinatura neste domingo, às 12h (7h de Brasília), pelo presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, de um pacote de leis subordinados à Constituição, começou a aplicação do documento, que foi aprovado por unanimidade no Parlamento de Pristina em 9 de junho.

O texto define a República do Kosovo como um "Estado independente, soberano, democrático, único e indivisível" e destaca sua condição de sociedade "multiétnica".O novo texto constitucional convida a União Européia (UE) a assumir o papel de supervisão da construção do Estado de direito no Kosovo, em substituição da missão da ONU, a Unmik, que desde 1999 administra a região.

Nenhum comentário: